SINCODIV/SE - Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veîculos do Estado de Sergipe.

NotíciasSaiba tudo que acontece no setor.



Fev 04 2015

Ford: prêmio para aplicativo contra congestionamentos no Brasil

  •  Quarta, 04 de Fevereiro de 2015.

O Brasil será o nono país a participar do Desafio de Mobilidade Ford. O projeto, global, quer incentivar desenvolvedores a criar aplicativos que auxiliem a melhorar as condições no trânsito de megacidades. O tema escolhido para ser trabalhado no País foi congestionamento: todos os concorrentes devem prover soluções que facilitem a locomoção dos motoristas e reduzam o volume de trânsito. As inscrições para participar do desafio serão abertas no segundo semestre, mas o prêmio para o criador do aplicativo vencedor não foi divulgado.

O anúncio da chegada do desafio, que começou na Inglaterra, foi realizado na terça-feira, 3, durante a abertura da Campus Party, maior feira de tecnologia da América do Sul, realizada em São Paulo.

Para auxiliar na criação do aplicativo a Ford oferecerá dados de motoristas obtidos por meio do Open XC, dispositivo que consegue transmitir praticamente todas as informações sobre o veículo. O aparelho é uma espécie de caixa preta do automóvel e mensura dados como o número de quilômetros rodados por determinado período, tempo parado em semáforos e outros. A montadora, entretanto, não pormenorizou como funcionará o processo de instalação do dispositivo nos veículos nacionais.

A gerente global de pesquisa sobre o futuro da mobilidade da Ford, Erica Kampff, veio de Detroit, Estados Unidos, especialmente para participar do evento. Durante sua apresentação a executiva pontuou iniciativas bem sucedidas nos países onde a montadora já realizou o desafio, como aplicativos para auxiliar a encontrar vagas de estacionamento em grandes metrópoles e para ajudar ambulâncias e veículos de resgate no transporte de pacientes. “Queremos ser mais do que uma montadora: nosso objetivo é nos tornarmos uma empresa de mobilidade, parte da solução e não apenas parte dos problemas como trânsito e poluição.”

De acordo com os números apresentados por Kampff atualmente há 28 megacidades no mundo, que concentram cerca de 30 milhões de habitantes. Até 2030 serão 41 megacidades com mais de 60 milhões de pessoas. “Sem planejamento haverá um congestionamento global.”

Fonte: Autodata Online