SINCODIV/SE - Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veîculos do Estado de Sergipe.

NotíciasSaiba tudo que acontece no setor.



Abr 11 2014

Frota de veículos deve dobrar no país até 2030, dia estudo

  •  Sexta, 11 de Abril de 2014.

O aumento das Emissões de dióxido de carbono (CO2) pelo uso crescente de transporte individual ao redor do mundo ganha uma conta alarmante no Brasil. Quarto maior mercado de automóveis do mundo, o país pode chegar a 2030 com o dobro de unidades nas ruas, atingindo uma emissão de 88 megatoneladas de CO2 por ano, caso não sejam tomadas medidas para melhorar a eficiência energética dos veículos.

Os dados fazem parte de um estudo encomendado pela ONG Greenpeace à Coppe/UFRJ. Se o Brasil, porém, alinhar suas metas aos parâmetros da União Europeia, mesmo que a frota dobre de tamanho, é possível reduzir a emissão a 67 megatoneladas — 10% a menos do que as Emissões de 2010, quando havia 24 milhões de veículos nas ruas, e as Emissões alcançaram 74,5 megatoneladas.

— Temos um número de automóveis que cresce rapidamente. É preciso que o consumo de combustível seja mais eficiente. Hoje, o Brasil não tem regras de redução de emissão de CO2 a serem alcançadas pelos veículos, apenas metas voluntárias de aumento de eficiência — explica o pesquisador William Wills, autor do estudo “Eficiência Energética e Emissões de Gases de Efeito Estufa”, encomendado pela ONG.
 

Fonte: O Globo - Sociedade