SINCODIV/SE - Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veîculos do Estado de Sergipe.

NotíciasSaiba tudo que acontece no setor.



Nov 08 2012

Com IPI, montadoras vendem 3 milhões de carros

  •  Quinta, 08 de Novembro de 2012.

O incentivo do desconto do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) deu um respiro para a indústria automobilística no Brasil. Até o dia primeiro de novembro, as montadoras instaladas no país já venderam 3 milhões de automóveis e comerciais leves. Para o ano, a estimativa é de que os licenciamentos alcancem entre 3,7 milhões a 3,8 milhões de unidades, segundo previsões da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Até outubro, somente contando as vendas de automóveis e comerciais leves, de acordo com números da Anfavea, foram comercializados 2,99 milhões de carros, aumento de 7,2% no comparativo com o mesmo período do ano passado, quando foram licenciados 2,79 milhões de unidades.

A Anfavea espera que nos meses de novembro e dezembro, antes do fim da redução no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) do setor, as vendas devem dar um salto maior. Mesmo sendo meses mais curtos, , novembro terá 20 dias úteis e dezembro terá 19, ante 22 em outubro, o setor trabalha com expectativa de vendas de pelo menos 640 mil veículos no último bimestre do ano.

"As empresas já estão revendo as férias coletivas. O período de descanso deverá ser em janeiro e fevereiro, justamente para atender a alta na demanda em novembro e dezembro. Isso deve acontecer, em função do fim do desconto do IPI", disse o presidente da Anfavea e da Fiat, Cledorvino Belini.

"O setor de caminhões não está acompanhando as vendas de automóveis. As vendas no acumulado estão 20,8% menores que em 2011. Isso impacta negativamente a produção total da indústria", disse Belini. Até outubro, as montadoras venderam 113,9 mil unidades e produziram 112 mil veículos.

Fonte: Brasil Econômico