SINCODIV/SE - Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veîculos do Estado de Sergipe.

NotíciasSaiba tudo que acontece no setor.



Jul 19 2017

Concessionárias recebem visita de representante do Denatran para teste de implantação do Renave

  •  Quarta, 19 de Julho de 2017.

Nos últimos dias 18 e 19, as concessionárias de Sergipe receberam a visita dos representantes do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Carlos Magno da Silva Oliveira, e Fernando Ferrazza Nardes (setor jurídico), além do Ilo Cabrail (TI do Serviço Federal de Processamento de Dados - Serpro), para a realização de testes de implantação do Sistema Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave). O sistema eletrônico consiste na integração da nota fiscal eletrônica do automóvel ao seu registro no Detran estadual, colocando um fim ao comprovante físico de transferência da propriedade do veículo, durante sua permanência no estoque na loja/revenda.  A visitação às equipes técnicas das concessionárias foi acompanhada pelo gerente executivo do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos (Sincodiv-SE), Willian Lott.

De acordo com Carlos Magno da Silva Oliveira, Sergipe e Ceará são os primeiros estados a realizarem os testes. “Após Reunião Nacional do Renavam o Denatran solicitou ao Detran/Se e Detran/CE que recebessem a fase de homologação do Renave. Dessa forma, considerando que o referido sistema é destinado aos estabelecimentos que comercializam veículos novos e usados, a visita do Denatran tem como objetivo apresentar o projeto e realizar os testes com as equipes técnicas do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) junto às empresas. Apesar de incialmente apenas visitar os estados de Sergipe e Ceará, o Denatran não descarta realizar os testes em outras unidades federativas”, explicou o representante do Denatran.

Ao destacar a boa receptividade das equipes ao novo sistema que proporcionará diversos benefícios, Carlos Magno afirmou que após a conclusão das visitas, o Denatran avaliará os resultados dos testes de homologação para que o sistema entre em produção, sendo utilizado pelas concessionárias e lojistas. “Os estabelecimentos e as entidades representativas do setor foram receptivas à equipe do Denatran e do Serpro para a realização dos testes. E entre os benefícios esperados com o Renave, podemos destacar a segurança jurídica nos negócios, celeridade nos procedimentos (desburocratização) e automação dos processos”, ressaltou.