SINCODIV/SE - Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veîculos do Estado de Sergipe.

NotíciasSaiba tudo que acontece no setor.



Jul 11 2017

Toyota inicia exportações do Corolla

  •  Terça, 11 de Julho de 2017.

A Toyota planeja para setembro a exportação do Corolla para Chile e Colômbia, mercados que hoje são atendidos por unidades produzidas nos Estados Unidos. O automóvel mais vendido do País em sua categoria, e que teve versão mais recente lançada por aqui em março, é considerado peça fundamental na estratégia de expansão da empresa na região, que quer aumentar as exportações em 6,4% neste ano.

De acordo com seu vice-presidente executivo, Miguel Fonseca, desde abril está em curso o plano comercial nos dois mercados: “As remessas começam no segundo semestre, mais precisamente em setembro, e são resultado de um trabalho da área de vendas de fortalecer as qualidades do veículo produzido aqui. Contaram a favor os acordos bilaterais”. Em abril Brasil e Colômbia validaram acordo de livre comércio no setor automotivo, o qual deverá entrar em vigor em janeiro de 2018 e colocar a Colômbia, por causa do tamanho do seu mercado, como um dos principais parceiros comerciais em automóveis do País ao lado de Argentina e México.
 
Até junho foram exportados para a Colômbia 11 mil veículos, segundo dados da Anfavea. A expectativa da Toyota é a de que as primeiras unidades do Corolla exportadas provoquem um salto de 43,5 mil para 46,5 mil no volume exportado neste ano. Na Colômbia a Toyota fechou o semestre na oitava posição em volume de vendas: 4 mil 28 unidades, alta de 18% com relação ao primeiro semestre de 2016.Modelo de entrada da empresa na região o Etios é exportado para seis países: Argentina, Costa Rica, Honduras, Paraguai, Peru e Uruguai. Até abril houve crescimento de 16% no total exportado, com 15 mil 681 veículos ante 13 mil 473 em igual período de 2016. Do total 10 mil 441 unidades correspondem ao modelo Etios, aumento de 29% com relação às 8 mil 46 exportadas no período de janeiro a abril do ano passado. Em 2016 saíram das fábricas de Indaiatuba e Sorocaba, SP, 43,5 mil unidades, ante 39,8 mil em 2015. Desse total o Etios representou o maior volume, 25 mil unidades.

A Anfavea revisou suas estimativas para as exportações
 
As novas expectativas da entidade apontam um crescimento de 35,6%, o que significa chegar ao fim deste ano com 705 mil unidades enviadas para outros países. A projeção anterior era de crescimento de 7,2%. Até junho, os embarques totalizaram 72 mil 828 veículos.
 
Fonte: Boletim AutoData – Mercado