SINCODIV/SE - Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veîculos do Estado de Sergipe.

NotíciasSaiba tudo que acontece no setor.



Mai 03 2017

Mercado de reposição deve crescer dois dígitos em 2017

  •  Quarta, 03 de Maio de 2017.

O mercado de reposição de autopeças é um dos poucos da indústria que, apesar da crise, continua crescendo. Para 2017, fabricantes estimam expansão entre 10% e 20% devido ao aumento contínuo da frota nacional e ao lançamento de novos produtos.

A Meritor, fabricante de eixos para veículos pesados, cresceu 5% na reposição em 2016, mas para este ano projeta expansão de 15%. "Vamos elevar as exportações, aplicar reajuste de preços e entrar em um novo negócio, o de óleo lubrificante para eixos", afirmou ao DCI o gerente de marketing e vendas da empresa, Luís Marques.

O executivo conta que a companhia enxergou no mercado a oportunidade de fornecer esse tipo de óleo usando a tradição que a marca Meritor já possui no segmento de eixos. "Esse lançamento virou case de sucesso para o grupo no mundo."

Marques acrescenta que o segmento de reposição é muito mais ágil que o das montadoras, conhecido como mercado original. "O processo de homologação de produtos é mais lento para montadoras, podendo levar de dois a quatro anos."

Para a Fras-le, uma das cinco marcas de autopeças do grupo Randon, a reposição representa grande parte da receita e neste ano o cenário não será diferente. "O mercado brasileiro é imenso e ainda tem muito para se profissionalizar. O crescimento do after market deve ser tímido neste ano, mas principalmente a partir de 2018 terá uma expansão mais robusta", afirmou o diretor comercial do mercado de reposição da Fras-le, Paulo Gomes.

Ele salienta que 2016 foi um ano difícil mesmo na reposição, entretanto, no primeiro trimestre deste ano o mercado parou de cair. "Apostamos no aumento da produtividade nas fábricas para ganhar competitividade."

Foto: DCI – Em Destaque