SINCODIV/SE - Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veîculos do Estado de Sergipe.

NotíciasSaiba tudo que acontece no setor.



Mai 04 2017

Mercado automotivo cai em Sergipe no mês de abril

  •  Quinta, 04 de Maio de 2017.

O mês de feriados prolongados desencadeou a retração de 26,9% no mercado automotivo de Sergipe. Após uma retomada de folego nas vendas de veículos no mês de março, a Federação Nacional de Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave) e do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Sergipe (Sincodiv-Se) registraram em abril a comercialização de 2.356 unidades de automóveis, comerciais leves, motos, caminhões, ônibus, implementos rodoviários e outros, em todo o estado. Quando comparado ao mesmo período do ano passado, a queda é ainda maior, 61,2%. Isso demonstra a influência da quantidade de dias úteis para a economia.

No segmento de automóveis, foram comercializadas 961 unidades no mês passado, 233 a menos em relação a março, o que aponta uma redução de 19,5%. Já a categoria comerciais leves apresentou queda de 33,7%, com 147 emplacamentos em abril último. E no segmento de motocicletas, foi registrada a retração de 32,8%, com um total de 1.108 novos emplacamentos.
 
O segmento de caminhões foi o que apresentou uma leve queda de 5%, diante da comercialização de 32 unidades em abril, duas a menos que o mês anterior. Já o segmento de ônibus reagiu e registrou alta de 100%, com seis novos emplacamentos. A categoria de implemento rodoviário manteve a venda de 32 veículos, a mesma do mês anterior, enquanto o segmento ‘outros’ registrou a venda de 70 unidades, o que representa retração de 21,3%.
 
Ranking
No ranking dos mais vendidos em Sergipe no mês de abril, o modelo Chevrolet Onix manteve a liderança, com 108 unidades comercializadas. Em seguida, tem dobradinha Volkswagen com os modelos Voyage e Gol, que registram a venda, respectivamente, de 77 e 71 unidades. 

No segmento comerciais leves, a picape  Volkswagen Saveiro conquistou a liderança com 30 veículos comercializados. Em seguida, aparecem os modelos Fiat Toro e Mitsubishi L200 com, respectivamente, 22 e 12 veículos vendidos. E na categoria motos, teve dobradinha Honda nas primeiras duas posições com os modelos Pop 110I, com 266 vendidas, e CG 160, com 227 unidades.
 
Participação
No segmento de automóveis e comerciais leves, a GM lidera a lista dos mais vendidos com 17,1% de participação. Em seguida, aparecem a Volkswagen e Fiat com, respectivamente, 16,6% e 13,5% de participação de mercado. Na categoria motos, a Honda possui 69,4%, sendo seguida pela Shineray, com 11,8%.

Na categoria caminhões, a Volkswagen manteve a liderança, com 37,9% de participação. Já na categoria ônibus, o primeiro lugar coube à Marcopolo com 73%.