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Mar 15 2017

Mudanças do mercado automotivo e técnicas de vendas são destaque no Encontro de Vendedores

  •  Quarta, 15 de Março de 2017.

Nos dias 13 e 14 de março, aconteceu mais uma edição do Encontro de Vendedores, Consultores Técnicos e Líderes de Concessionárias em Sergipe, promovido pela Federação Nacional dos Concessionários e Distribuidores de Veículos (Fenacodiv), em uma parceria com o Sindicato das Concessionárias e Distribuidores de Veículos de Sergipe (Sincodiv-SE). E durante os dois dias, aproximadamente 500 participantes ampliaram o conhecimento e adquiriram o estímulo para desenvolver técnicas que possibilitam o alcance de resultados positivos no mercado automotivo.

No primeiro dia de evento, três foram as palestras destinadas aos segmentos de automóveis e motos; caminhões, ônibus, maquinas agrícolas e linha amarela; e da área de Pós-Vendas, de maneira a comtemplar todas as categorias do mercado automotivo.  Abordando a temática ‘O Despertar da Equipe de Vendas: como obter melhores resultados vendendo corretamente’, a diretora executiva da Momentum Consultoria e EGA, Silvana Chmelyk Vallochi, aproveitou o momento para parabenizar o Sincodiv-SE pela organização do evento na capital sergipana, destacando a significativa participação do público alvo.

“Sergipe é uma das nossas melhores plateias do Brasil, pelo segundo ano consecutivo, graças à organização, empenho e esforços do Sincodiv-SE, na pessoa do Willian Lott. Somos muito gratos e neste encontro apresentamos novidades para os vendedores despertarem para o melhor desenvolvimentos em campo. Abordamos o tema ‘O despertar da equipe de vendas: como ter melhores resultados, vendendo corretamente’, despertando a equipe de vendas no sentido de que as pessoas estão no centro da estratégia. Eu sempre trabalho colocando a pessoa no centro da estratégia para que ela desenvolva melhor, aprenda a usar ferramentas mais importantes para que obtenham os melhores resultados. O nosso mercado sofreu uma queda de 25%, a crise econômica batendo intensamente e existe um novo modelo sendo colocando em prática na distribuição e no varejo, e esse modelo coloca a pessoa no centro da estratégia de fato”, afirmou Silvana Chmelyk Vallochi.

Ao abordar a necessidade de relacionamento com o consumidor após a venda do veículo, a consultora em áreas de Pós Venda, Vendas e Processos Internos, psicóloga e professora da Universidade Web Fenabrave, Rose Santi, ministrou a palestra ‘Pós-Vendas com melhor atendimento e mais vendas’.

“O foco em Pós-Venda é sempre no sentido de garantir a retenção dos clientes e evitar a evasão do cliente. O que acontece muito é que o cliente compra o carro novo, faz apenas algumas revisões e depois opta pelo mercado paralelo. Nós, dessa área, precisamos garantir a retenção do cliente na concessionária, durante toda a vida útil do veículo. A concessionária do futuro será o lugar onde tudo que você tiver que resolver de mobilidade vai fazê-lo, e nós do Pós-Venda que vamos garantir isso”, disse Rose Santi.

Ao ressaltar a queda significativo nas vendas de pesos pesados do mercado automotivo, o consultor de Negócios, Estratégia e Gestão de Operações Automotivas, Osmar Rodrigues Hidalgo, falou o real objetivo do encontro. “O segmento de veículos comerciais vivencia uma crise muito forte, a mais forte de todos os tempos. A venda de caminhões extra pesados chegou a cair 90%. Então, o recado que queremos passar para os colaboradores é que o mercado está difícil e por algum tempo vai continuar difícil, mas existem caminhos que podemos seguir, coisas que podemos fazer nesse momento que podem aliviar um pouco a dificuldade.  Não vamos ter as vendas que já tivemos, mas podemos manter firme o relacionamento com os clientes para estarmos prontos a vender na hora que o mercado começar”, frisou.