SINCODIV/SE - Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veîculos do Estado de Sergipe.

NotíciasSaiba tudo que acontece no setor.



Jan 17 2017

BMW desafia Trump e investirá no México

  •  Terça, 17 de Janeiro de 2017.

A BMW seguirá com o plano de abrir uma fábrica no México em 2019, apesar dos alertas feitos pelo presidente eleito dos EUA, Donald Trump, para impor um imposto de fronteira sobre os veículos da marca alemã fabricados naquele país e destinados aos EUA.

Em uma entrevista ao tabloide alemão "Bild" publicada no domingo (15), Trump disse que a BMW deve construir sua nova fábrica de carros nos EUA, porque isso seria "muito melhor".

Mas a BMW deverá abrir a fábrica em San Luis Potosí em 2019, disse o executivo Peter Schwarzenbauer em uma entrevista em Munique nesta segunda-feira (16).

Em junho do ano passado, a BMW prometeu investir US$ 2,2 bilhões no México até 2019 para montar uma capacidade de produção de 150 mil carros por ano.

A nova fábrica mexicana produzirá o BMW Série 3, destinado ao mercado mundial.

Trump alertou também que vai impor tarifa de 35% sobre veículos importados, pressionando para baixo as ações das montadoras alemãs BMW, Daimler e Volkswagen nesta segunda. As três empresas investiram pesado em fábricas no México, onde os custos são mais baixos do que nos EUA, a fim de exportarem veículos de pequeno porte para o mercado americano.

Trump criticou as montadoras alemãs por não produzirem mais carros em solo americano. "Se você quer produzir carros no mundo, então lhe desejo o melhor. Você pode produzir carros para os Estados Unidos, mas para cada carro que vier de fora dos EUA, terá que pagar um imposto de 35%", disse Trump ao "Bild".

"Eu diria à BMW que, se estiverem construindo uma fábrica no México e planejam vender carros para os EUA, sem contar com um imposto de 35%, você pode esquecer disso", afirmou Trump.

Mercedes-Benz e BMW já possuem fábricas grandes nos EUA,onde montam principalmente veículos utilitários esportivos.

Fonte: Folha de S. Paulo - Mundo - São Paulo