SINCODIV/SE - Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veîculos do Estado de Sergipe.

NotíciasSaiba tudo que acontece no setor.



Dez 15 2016

Financiamento de usados cresce 12%

  •  Quinta, 15 de Dezembro de 2016.

O volume de financiamento de veículos usados em novembro avançou 12,3% sobre o mesmo mês do ano passado, para 266 mil unidades, sinal claro de que o consumidor tem encontrado no mercado de segunda mão uma alternativa em relação ao 0 km. No que diz respeito aos novos, as 138.731 unidades financiadas no mês passado, representaram queda de 17,6% na mesma base de comparação.

Na soma de usados e novos dentre veículos leves, pesados e motocicletas, em novembro foram financiados 404,7 mil unidades, leve queda de 0,1% em relação ao mesmo mês de 2015. No acumulado do ano até novembro, as 4,2 milhões de unidades negociadas a prazo representaram queda de 12,2%. O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o SNG, Sistema Nacional de Gravames, base integrada de dados que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil.

Dentre os negócios somente com automóveis, em novembro foram financiadas 89,5 mil unidades novas, queda de 15,7% na comparação com novembro do ano passado, enquanto os 245,4 mil automóveis usados negociados a prazo representaram alta de 12,5% na comparação com o volume registrado um ano antes.

Na soma de usados e novos em novembro, os 334,8 mil financiamentos acusaram alta de 3,3% sobre o mesmo período do ano passado. “As vendas financiadas por dia útil de autos leves novos avançou 7,9% em novembro em relação a outubro. Foi o melhor desempenho por dia útil do ano”, contabiliza em nota Marcus Lavorato, gerente de Relações Institucionais da Cetip.

De acordo com o relatório da Cetip, com exceção dos novos, todas as faixas etárias de automóveis apresentaram crescimento em relação a novembro de 2015. Os chamados seminovos, modelos com até três anos de uso, que registravam queda nas vendas financiadas até outubro, avançaram 2,1% em novembro na comparação com o mesmo período do ano passado, para 77,3 mil unidades.

No que diz respeito às modalidades de financiamento, a participação do CDC nas vendas financiadas passou de 81,7% para 83,1% em novembro de 2016, em relação ao mesmo mês do ano passado. A modalidade continua sendo a mais utilizada pelos consumidores. No período, foram vendidos a prazo 336.188 veículos por meio do CDC, aumento de 1,6% em relação ao mesmo período de 2015.

O levantamento também aponta que, considerando apenas os autos leves usados, a utilização do CDC aumentou 12,9% em novembro, ante o mesmo mês do ano passado, somando 217.953 unidades comercializadas a prazo. Já o consórcio cresceu 14,2%, na mesma base de comparação, com 25.054 carros vendidos a crédito.

Fonte: Boletim AutoData – Mercado