SINCODIV/SE - Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veîculos do Estado de Sergipe.

NotíciasSaiba tudo que acontece no setor.



Dez 05 2016

Setor automotivo registra alta de 26% em Sergipe

  •  Segunda, 05 de Dezembro de 2016.

Novembro foi um mês de alta nas vendas par o setor automotivo em Sergipe, em consonância com resultados alcançados no país. Segundo os dados da  Federação Nacional de Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave) e o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Sergipe (Sincodiv-Se) foram comercializados de 3.041 unidades, entre automóveis, comerciais leves, motos, caminhões, ônibus, implementos rodoviários e outros) no estado. Com isso, o setor de automotivo apontou crescimento de 26% em relação a outubro deste ano, quando então foram vendidas 2.413 unidades.

Todas as categorias apontaram acréscimos na comercialização, sendo a exceção apenas o segmento de ‘outros’. No segmento de automóveis, as estatísticas registraram a venda de 906 unidades, o que corresponde ao aumento de 17,9% no mês passado o quando comparado ao mês anterior.

No segmento de comerciais leves, foi registrada a venda de 159 unidades, representando alta de 10,4%. Na categoria motocicletas foi registrado o maior percentual de crescimento: 35, 1%, sendo emplacadas 1.817 motos em novembro. Com isso, observa-se a normalização de novos emplacamentos nesta categoria após a obrigatoriedade do emplacamento dos ciclomotores no início deste ano, o que tem influenciado fortemente as estatísticas de mercado no estado.

Uma explicação para o alcance de resultados positivos no penúltimo mês do ano está a oferta de facilidades para a compra do carro zero, especialmente a ação promocional Black Week Sincodiv-SE, que aconteceu de 21 a 26 de novembro.  "Essa já era uma ação esperada pelo setor desde o meio do ano. Não só o Sincodiv/SE fez a sua parte com o Black Week, que foi fundamental, mas também todas as fábricas apresentaram condições especiais para esse período", disse a presidente do Sincodiv-SE, Cynthia Faria Souto.

Mais vendidos

No ranking dos mais vendidos em Sergipe no mês de novembro, o modelo GM Onix permanece líder, com 113 unidades vendidas. Em segundo, está o Hyundai HB20, com 71 unidades comercializadas; e em terceiro lugar aparece o Toyota Corolla, com 46 unidades novas circulando.

Na categoria comerciais leves, a picape Fiat Toro manteve o primeiro lugar, com 39 unidades vendidas. Em segundo, empataram os modelos Ford Ranger e Fiat Strada, ambas como 28 veículos vendidos, cabendo a terceira posição à Toyota Hilux, com 19 unidades.

No segmento de motocicletas, o modelo Shineray XY 50, retomou a liderança, com 355 unidades emplacadas. Em segundo, está a Honda com o modelo CG 160, que teve o registro de 327 novos emplacamentos. E na terceira posição está a Honda Pop 110I, com 317 unidades vendidas.

Participação

No segmento de automóveis e comerciais leves, a GM lidera a lista dos mais vendidos com 18,3% de participação. Em seguida, aparecem a Volks e Fiat com, respectivamente, 15,1% e 12,9% de participação de mercado. Na categoria motos, a Honda manteve a liderança, com 33,3% de mercado; seguida pela Shineray, com 31,3% de participação.

No ranking acumulado dos caminhões, a Mercedes Benz é líder com 33,3% de mercado, sendo a segunda posição ocupada pela Volkswagen, com 24%. Na categoria ônibus, a Volkswagen manteve a liderança, com 40,9% de participação. Em seguida, aparece a Mercedes Benz, com 27,8%.

Acumulado

Nos onze meses de 2016, a Fenabrave e o Sincodiv-SE apontam a venda de 12.148 unidades, entre automóveis (-31,7%) e comerciais leves (-25,1%), o que corresponde a uma queda de 30,6% em relação ao acumulado do mesmo período de 2015. No segmento de motocicletas, foi registrado o emplacamento de 31.319 unidades (105,2%), lembrando sempre que a obrigatoriedade do emplacamento dos ciclomotores desde os primeiros meses do ano é a grande responsável por esse acréscimo.

Já nas categorias de caminhões (-38,2%) e ônibus (-57,9%), foi registrada a comercialização 524 unidades. Enquanto que implementos rodoviários (18,1%) e outros (-17,6%) somam 1.406 unidades. Com isso, observa-se o total de 45.397 veículos comercializados no período de janeiro a novembro deste ano.