SINCODIV/SE - Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veîculos do Estado de Sergipe.

NotíciasSaiba tudo que acontece no setor.



Out 14 2016

Hatches pequenos e SUVs ganham participação no ano

  •  Sexta, 14 de Outubro de 2016.

Os segmentos por tipo de modelo que mais crescem em participação este ano são os de hatches pequenos e SUVs. Os primeiros dominam as vendas no acumulado de janeiro a setembro com fatia de 25,7%, ante os 23,3% que detinham em idêntico período do ano passado, e os SUV já abocanham 18% do mercado, com ganho de quatro pontos porcentuais no mesmo comparativo.

Esse comportamento positivo dos dois segmentos se reflete, naturalmente, também no ranking dos modelos mais vendidos no Brasil, que tem dois hatches pequenos na ponta de cima — o líder Chevrolet Onix e o vice-líder Hyundai HB-20 — e dois SUVs, o Jeep Renegade e o Honda HR-V, dentre os dez mais vendidos. O Renegade ficou em sétimo lugar em setembro, com 4.456 unidades emplacadas, e tem o 10° posto no acumulado do ano, num total de 39,4 mil unidades. Já o Honda HR-V ficou na 9° posição no mês, com 3.844 unidades vendidas, e é o 7° no ano, com quase 44 mil emplacamentos.

O Chevrolet Onix vem se mantendo na liderança com uma boa folga em relação ao segundo colocado. O modelo da GM atingiu vendas de 12,6 mil unidades em setembro e já supera 105 mil no ano. O HB-20 fechou o mês passado com 10 mil unidades e totaliza 85,9 mil em nove meses. O terceiro colocado é o Ford KA, tanto no mês como no ano, com respectivamente 6,6 mil e 55,4 mil emplacamentos.

Outro Chevrolet, o Prisma, ocupou a 4a colocação em setembro, com vendas de 5.344 unidades, e é o sexto no ano ao registrar 48,3 mil veículos, atrás do Toyota Corolla, o quinto mais vendido no acumulado de janeiro a setembro, com 48.637 unidades emplacadas, volume extremamente próximo ao do Fiat Palio, com 48.658, o quinto no ranking de 2016. O Renault Sandero está na 8a colocação no acumulado até o mês passado, com 43.762 unidades, e o Volkswagen Gol é somente o 9°, com 43 mil.

MODELOS DE ENTRADA - Uma novidade no mês de setembro no ranking dos mais vendidos foi o Fiat Mobi, lançado no primeiro semestre deste ano, que com 3.264 emplacamentos ocupou a 10a posição.

O novo modelo da Fiat encaixa-se no chamado segmento de entrada, que também inclui Palio, Uno, Gol, Ka e Toyota Etios, dentre outros. De acordo com balanço divulgado pela Fenabrave, esse segmento vem perdendo participação este ano tanto para os hatches pequenos como para os SUVs. Os carros de entrada dominavam 24% das vendas no acumulado de janeiro a setembro de 2015, índice que baixou para apenas 20,8% nos primeiros nove meses deste ano.

Na sequência, na quarta colocação desse ranking, aparecem os sedãs pequenos, que têm mantido participação na faixa de 17%, e em quinto estão os sedãs médios, com fatia de 8,5% este ano, 0,5 ponto porcentual a menos em relação ao mesmo período do ano passado.

Fonte: Boletim Autodata - Mercado