SINCODIV/SE - Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veîculos do Estado de Sergipe.

NotíciasSaiba tudo que acontece no setor.



Set 05 2016

Mercedes-Benz inicia produção do GLA no país

  •  Segunda, 05 de Setembro de 2016.

A fábrica de automóveis da Mercedes-Benz do Interior Paulista é a primeira das 26 unidades que possui espalhadas pelo mundo cujo principal pilar é a flexibilidade. Por lá, o processo introduzido possibilita produzir em uma mesma linha de montagem duas plataformas distintas, o sedã classe C com tração traseira e, agora, o utilitário esportivos configurado com tração dianteira.

Na ocasião da inauguração da fábrica, Markus Schäfer, membro do Board da Mercedes-Benz Automóveis, produção e logística, revelou que a empresa tem plano agressivo de liderar o mercado premium global até 2020. "Para isso precisamos aumentar o portfólio. Já saímos de vinte para quase quarenta. E descobrimos que para acompanhar essa alteração produtiva precisávamos de flexibilidade. Iracemápolis, desde já, é o benchmark global nesse quesito."

Na prática a fábrica de Iracemápolis possui maior número de funcionários e menos automação. Segundo Schäfer, ao expandir a produção local no País a empresa fortalece de maneira consistente a sua competitividade global. "Com a produção do GLA estamos estabelecendo novos padrões em termos de flexibilidade e eficiência", observa o executivo em nota. "Pela primeira vez em uma de nossas plantas, veículos de tração dianteira e traseira compartilham a mesma linha de produção. Isso torna Iracemápolis referência para a rede global de produção de automóveis da marca."

Segundo a fabricante, uma importante etapa para a qualificação da equipe brasileira para produção do GLA foi o período em que realizaram treinamentos na fábrica de Pune, na Índia, e Kecskemét, na Hungria. Durante a capacitação, os multiplicadores puderam se familiarizar com todos os processos produtivos com objetivo de replicar esse conhecimento internamente na fábrica de Iracemápolis.
"Com o auxílio da rede global de produção, foi possível preparar a nova fábrica da melhor maneira para o início da fabricação do GLA", diz Chris Wittke, gerente sênior de engenharia de manufatura da planta de Iracemápolis. "O time fez um excelente trabalho coordenando a produção dos dois modelos em um intervalo de poucos meses."

De acordo com a companhia, sua fábrica do Interior paulista integra a rede global de produção da Mercedes-Benz, que inclui fábricas localizadas na Índia, Indonésia, Malásia, Tailândia e Vietnã. A unidade de Iracemápolis recebeu investimento em torno de R$ 600 milhões. Atualmente possui seiscentos empregados e capacidade para 20 mil unidades/ano em dois turnos. No momento serão 12 mil/ unidades/ano em um único turno.

Fonte: Boletim Autodata - Montadora