SINCODIV/SE - Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veîculos do Estado de Sergipe.

NotíciasSaiba tudo que acontece no setor.



Ago 17 2016

Presidente Michel Temer fala em vídeo na Cerimônia de Abertura do 26º Congresso & ExpoFenabrave

  •  Quarta, 17 de Agosto de 2016.

Com o tema “Determinação”, a Cerimônia de Abertura do 26º Congresso & ExpoFenabrave, realizada na manhã do dia 16 de agosto, contou com a presença de mais de 2 mil pessoas no auditório do Pavilhão Verde do Expo Center Norte, em São Paulo, e com a participação de autoridades federais e estaduais, além de representantes de entidades de classe e concessionários de veículos.

A Cerimônia foi presidida pelo Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin ao lado do Presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, e contou com a presença do Ministro Marcos Pereira, do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços, representando o Presidente da República Michel Temer.

O Presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, abriu os pronunciamentos mostrando a importância do setor da Distribuição Automotiva, que responde por mais de 4% do PIB Nacional e pela geração direta de mais de 300 mil empregos. Ele ressaltou que a crise impactou diretamente nos negócios do setor automotivo, fazendo com que mais de 1.300 concessionárias encerrassem suas atividades em um ano, desempregando 124 mil pessoas, o que chamou de uma “morte sem dignidade”. “Comprometer empregos é comprometer a renda da população e, como todos sabem, sem renda não se adquire nada”, alertou.

Assumpção Júnior comentou que, apesar da crise, a Federação conseguiu importantes conquistas, como a Lei de Retomada do veículo Inadimplente, o RENAVE - Registro Nacional de Veículos Usados, a formação da constituição da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor da Distribuição de Veículos e da Mobilidade, além do acordo firmado, recentemente, com a Anfavea, que criou a Autoregulamentação sobre Vendas Diretas. Por fim, o Presidente da Fenabrave ressaltou que outras conquistas estão no radar da entidade, como o combate à falta de isonomia do setor. “Com todo o respeito, transparência e humildade, venho aqui reforçar que o setor da distribuição, formado por legítimos concessionários de veículos automotores, não deve e não pode adquirir produtos a valores superiores a preços praticados com a chamada venda direta. Queremos e merecemos isonomia”, completou.

Na sequência, Antonio Megale, presidente da Anfavea, comentou que é preciso unir esforços para encontrar soluções conjuntas para o setor. Para ele, Fenabrave e Anfavea são entidades muito próximas e representam uma parte importante da cadeia automotiva, incluindo a indústria de autopeças. “Temos manchas de liquidez que devemos trabalhar, como as cotas de consórcio contempladas que podem se transformar em vendas efetivas de veículos, além de termos a oportunidade de melhorarmos as ofertas de financiamento para os consumidores”, disse.

Em seu discurso, o Deputado Federal, Herculano Passos, ressaltou o trabalho realizado pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor da Distribuição de Veículos e da Mobilidade, no Congresso e no Senado, na tentativa de barrar projetos de lei que prejudiquem a atividade da Distribuição Automotiva.

Já Marcos Pereira, Ministério da Indústria, Comércio e Serviços, que na Cerimônia representou o Presidente da República em Exercício Michel Temer, explicou que a Fenabrave exerce um papel importante em defesa dos concessionários de veículos, e que tem conversado constantemente com a entidade e o presidente Alarico nos poucos meses em que está à frente da pasta. Segundo o Ministro, o presidente Michel Temer o incumbiu, pessoalmente, de dar andamento ao Projeto de Sustentabilidade Veicular, liderado pela Fenabrave em conjunto com outras 18 entidades, que visa a renovação de frota no Brasil. “Estou empenhado em dar andamento neste projeto, que contribuirá com a volta do consumo de veículos e ampliará o mercado para vocês, empresários. Pretendemos finalizar o Projeto até o final deste ano para que, em 2017, a gente consiga colocar o programa em andamento. A Renovação vai sair!”, determinou o Ministro, dizendo que o melhor programa social é a geração de empregos.

O Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin encerrou a sequência de pronunciamentos, enaltecendo a vocação do Estado para o desenvolvimento da indústria automotiva, comentando as recentes inaugurações de unidades fabris no interior do estado. “Mesmo com todo este investimento, o nosso maior problema é a geração de emprego e renda”, disse. Para ele, é preciso retomar a atividade econômica para que os mais diversos setores voltem a crescer, assim como a redução das taxas de juros e o estabelecimento de um ajuste fiscal”, completou, acreditando que até o final deste mês, com a possível resolução da crise política enfrentada pelo Brasil, o mercado possa dar sinais mais robustos de recuperação.

Michel Temer grava depoimento

O Presidente da República em Exercício, Michel Temer, enviou uma mensagem em vídeo, gravada especialmente para o evento. Em seu pronunciamento, Temer comentou que tem se reunido com a Fenabrave e tem observado que todos do setor estão empenhados em desenvolver seus negócios, com determinação, assim como o governo está trabalhando para unir todas as forças para que o país saia da crise. “Quero aproveitar este momento para reiterar que, ao receber os dirigentes da Fenabrave, tenho notado essa mesma disposição. O setor automotivo é um que emprega milhares de pessoas e, esses empregos, precisam ser mantidos”, completou o Presidente da República, reiterando que o governo está empenhado em reduzir os gastos públicos, por meio de um teto fixado para os gastos da união, com o objetivo de recuperar o país. “A esperança gera confiança e, o momento da confiança está chegando”.