SINCODIV/SE - Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veîculos do Estado de Sergipe.

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Jul 13 2016

Encontro de Vendedores aborda os desafios do mercado atual e o setor de caminhões

  •  Quarta, 13 de Julho de 2016.

Avaliação do setor automotivo, reconhecimento do próprio perfil e prospecção de clientes, bem como o desenvolvimento futuro do segmento de caminhões foram algumas das abordagens feitas pelos palestrantes Silvana Vallochi e Osmar Rodrigues Hidalgo, durante o segundo dia do Encontro de Vendedores de Concessionárias em Aracaju. O evento, promovido pela Federação Nacional dos Concessionários e Distribuidores de Veículos (Fenacodiv) em uma parceria com o Sindicato das Concessionárias e Distribuidores de Veículos de Sergipe (Sincodiv-SE), aconteceu nos dias 11 e 12, no Hotel Mercure.

 
Ao ministrar a palestra ‘Como vencer os desafios do setor’, a diretora executiva da Momentum Consultoria e Escola de Gestão Automotiva (EGA), Silvana Chmelyk Vallochi, destacou os principais aspectos que se apresentam no atual cenário do setor automotivo e reforçou a necessidade de uma constante renovação de conhecimento. “Mercado, mundo em evolução, novas tecnologias em relação aos automóveis, sobre o carro compartilhado que está sendo usado em outros países do mundo, crescimento do segmento automotivo em relação ao e-commerce, vendas possivelmente pela internet, o quanto o vendedor precisa estar cada vez mais preparado usando processo de vendas, educação, postura , relacionamento interpessoal com o cliente, mantendo uma carteira de clientes ativa e prospecção são apenas alguns dos temas abordados durante a palestra. Evoluindo o conhecimento em técnicas de vendas, principalmente conhecendo o seu próprio perfil, o vendedor pode melhorar o dia a dia e alcançar melhores resultados”, afirmou.
 
Já o consultor de Negócios, Estratégia  Gestão de Operações Automotivas, Osmar Rodrigues Hidalgo, apontou as especificidades do segmento de caminhões e, otimista, falou sobre dias melhores para o mercado. “Essa é uma oportunidade que a Fenabrave, Fenacodiv e Sincodiv, trouxeram para pensar o momento atual, que está atravessando um momento difícil, especialmente o de caminhões, sendo o segmento que mais caiu entre o todos do setor automotivo. E então, muitos profissionais estão desanimados ou desanimando, enquanto outros já perderam seu emprego, e os que estão trabalhando estão precisando de uma injeção de ânimo. Nós vamos ter transportes, vai haver emprego para caminhões no futuro e a gente precisa mostrar às pessoas que a dificuldade vai passar e que o a Brasil vai vender muito caminhão e pode acreditar nessa profissão. A crise não é um destino, e sim um caminho”, afirmou.
 
No mesmo sentido, a diretora executiva da EGA, Simone Vallhoci, ressaltou que todo conhecimento adquirido será válido para o enfrentamento do momento atual e futuro também. “Nós estamos colocando nesse treinamento a pessoa no centro da estratégia, pois entendemos que se nós tirarmos toda a dificuldade de mercado, crise política e econômica, nós voltamos sempre para pessoas. Então se o cenário está positivo ou negativo, e se as pessoas fizerem o papel delas, tem mercado para vender, porque o mercado não parou. Ele baixou, não há como negar, nós temos uma queda de 25%, principalmente na classe C. Então quem pode atender bem esse consumidor e atender bem? O cliente não sumiu, ele está mais cauteloso, então como trazer ele para a loja? Assim, de qualquer forma, cenário positivo ou como esse que a gente está vivendo, todo tipo de aprendizado será útil para a equipe de vendas”, declarou.
 
Melhor plateia
 
Participando dos Encontros de Vendedores de Concessionárias em todo o país, Silvana Vallochi aproveitou o auditório cheio para parabenizar todos os participantes. “Foi um prazer estar em Sergipe, e a oportunidade é maravilhosa, sendo aqui uma das nossas melhores plateias.
 
Viemos para cá, Fenacodiv, Fenabrave e EGA para melhorar o conhecimento dos vendedores em relação a como equilibrar as vendas e como vender mais, colocando pessoas no centro da estratégia. Depois de todos os processos de trabalho que as próprias montadoras apresentam, os concessionários tem treinamento técnico específico, e a Fenabrave vem trazer as pessoas para centro a estratégia”, disse a palestrante.