SINCODIV/SE - Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veîculos do Estado de Sergipe.

NotíciasSaiba tudo que acontece no setor.



Jun 17 2016

Prius é o carro mais eficiente do mercado, segundo Inmetro

  •  Sexta, 17 de Junho de 2016.

O modelo da montadora japonesa roda 18 km a cada Litro de gasolina consumido, o que o torna o mais eficiente do Brasil, de acordo com o levantamento anual sobre emissão de poluentes realizado pelo lnmetro.

Para avaliar a eficiência dos veículos, o Inmetro mede não só a distância percorrida por litro de gasolina, óleo diesel ou etanol, mas também quais modelos apresentam o menor gasto energético por km rodado - medido em megajoule (MJ) por km.

Os resultados são classificados de A, para as melhores notas, a E, para as piores, seguindo os padrões de medição do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE).

Outros veículos com notas A na categoria e na classificação geral foram o Peugeot 208 (compacto), o Ford Fusion Hybrid (extragrande), o Lexus CT200h (médio) e o Volkswagen Up! TSI (subcompacto). O gasto energético por quilômetro desses modelos varia de 1,32 MJ/km, do Peugeot, e 1(44 MJ/km, do Up!. Já o resultado do Toyota Prius é de 1,15 MJ/km, o que lhe rendeu a primeira colocação do ranking. O carro menos eficiente é o Lamborghini Aventador, que roda apenas 4,3 km/litro de gasolina e gasta 5,35 MJ de energia por km, segundo o Inmetro.

Fonte: Brasil Energia - Circuito