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Jan 15 2016

Revisão periódica nas concessionárias é a melhor forma de cuidar do veículo

  •  Sexta, 15 de Janeiro de 2016.

Assegurar o bom funcionamento e o benefício da garantia contratual do veículo ofertada pela montadora é o objetivo das revisões periódicas previstas no manual do proprietário do automóvel e devem ser lidas com atenção para a melhor vida útil do bem móvel. Serviços como troca de óleo, limpeza de bicos injetores, substituição de velas, higienização de ar-condicionado são apenas alguns dos elementos que precisam ser avaliados e, se necessário, substituídos conforme o veículo atinja determinada quilometragem. No período da  garantia  contratual do veículo, a manutenção feita na rede autorizada é a forma recomendada para proporcionar o funcionamento perfeito do carro.

A manutenção realizada nas concessionárias é, sem dúvida, a melhor forma de evitar problemas desencadeados pela utilização de produtos ou peças não condizentes com aquelas recomendadas pelo fabricante.  Assim, concessionários investem no atendimento pós venda para garantir ao cliente a realização de serviços automotivos na rede autorizada, com peças de fábrica e profissionais qualificados.

"Serviços como a troca de óleo, muitas vezes realizadas em postos de combustíveis, pode comprometer o bom funcionamento do veículo e ainda fazer com o que o cliente perca a garantia contratual ofertada pela montadora. Recentemente, atendemos um cliente que estava com um barulho no motor. Isso decorrente de uma troca de óleo feita num posto de combustível, onde foi utilizado um óleo diverso daquele especificado pelo fabricante. Bastou trocarmos o óleo e o barulho sumiu, mas os problemas pelo uso de produtos diferentes do recomendado pode causar danos maiores", disse o gerente de Pós Vendas da Conterrânea, revenda Kia em Aracaju, Júnior Guimarães.

Ainda segundo ele,  é importante o proprietário ficar atento ao período de revisões previstas no manual do carro. "Para cada modelo, existem as peças conforme as especificações do fabricante. Nós dispomos de todas peças, genuínas, direto de fábrica e sendo trabalhada por profissionais que foram capacitados. Lembrando que além da garantia, nós não fazemos a cobrança de mão de obra, o que torna ainda mais vantajosa a realização dos serviços na concessionária", destacou.

Compartilhando da mesma opinião, o gerente de Pós Vendas da Discar Veículos, revenda Volkswagen em Aracaju, Gean  Marcel Moreira Melo, reforça a necessidade da revisão periódica  ser feita nas concessionárias, durante a garantia, para que esta seja mantida. "O manual do proprietário estabelece de forma clara isso, pois qualquer utilização de item que não seja aquele descrito poderá ocasionar danos e a responsabilidade não será da fabricante. Por conta disso, as concessionárias mantém suas equipes capacitadas e a disponibilidade de peças originais para a reposição daquilo que for necessário. A opção do consumidor em fazer o serviço em outros lugares pode acarretar a perda da garantia, cujo período é estabelecido de acordo com a marca. A Volks tem a garantia de três anos e dispõe de toda uma estrutura de atendimento pós venda", explicou Marcel Moreira.

E quando o assunto é custo benefício, Marcel Moreira destaca a confiança e tranquilidade de manter o pleno funcionamento do veículo a partir da manutenção realizada na autorizada. "Quem bem conhece o veículo do cliente é a loja e marca em que ele adquiriu. Portanto, o serviço, as necessidades do automóvel quem vai saber são esse profissionais. Por vezes, a busca por um serviço mais barato pode fazer com que danos sejam causados, cuja solução poderá ser onerosa. Nós oferecemos serviços de alta tecnologia, atendendo às especificidades do modelo, pois não é algo generalizado, cada modelo tem as suas, e os nossos profissionais estão preparados para isso. Daí, a importância das revisões serem feitas na concessionária, pois o cliente pode sair tranquilo quanto ao funcionamento e vida útil do veículo", frisou.