SINCODIV/SE - Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veîculos do Estado de Sergipe.

NotíciasSaiba tudo que acontece no setor.



Nov 20 2015

Aly Baddauhy Jr. destaca a importância do bom líder nas empresas

  •  Sexta, 20 de Novembro de 2015.

 Durante dois dias, 18 e 19, funcionários de 16 concessionárias participantes do Black Week Sincodiv associadas ao Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Sergipe participaram de um curso sobre Liderança com o professor, coach e palestrante  Aly Baddauhy Jr.  Na oportunidade, os participantes foram estimulados a refletir sobre o conceito de liderança, bem como diferenciar as características de um bom líder e um péssimo chefe a partir de exemplos práticos apresentados pelo palestrante. Ainda foram abordados temas como 'Cultura organizacional', 'Como liderar em tempos de crise', Administrar x Gerenciar x Liderar', entre outros. O evento, realizado no Hotel Mercure Del Mar Aracaju, contou com o apoio do Sincodiv-SE.

Ao destacar o papel importante desempenhado pelo líder juntamente com sua equipe para a obtenção de resultados positivos para empresa, Aly Baddauhy Jr.  apontou as essenciais características da liderança. "Saber lidar com gente, do jeito que as pessoas são, é o principal. Agora... é fácil lidar com gente? A resposta é não! Por isso precisamos de muitos e bons líderes que vão desenvolver isso e potencializar. O líder consegue tirar o que cada pessoa tem de melhor. Eu tenho uma pessoa na minha equipe, será que estou tirando dele o que ele tem de melhor? Se sou um bom líder, sim. Se sou um péssimo chefe, não. O chefe tira o que a pessoa tem de pior; desmotivação, ódio e vingança. O líder tira comprometimento, parceria, resultado", ressaltou.

Para ele, o investimento em bons líderes é uma necessidade das empresas que desejam obter destaque no mercado. "A liderança é o fator isolado mais importante  para o sucesso de uma empresa. Ela vai ter sucesso, ou não, conforme a qualidade de seus líderes, ou seja, investir nos líderes é investir no futuro da empresa, porque as empresas são feitas de pessoas e estas são feitas de líderes. Líderes bons, pessoas boas, futuro garantido. Essa transição entre a figura do chefe para líder, segundo os especialistas, aconteceu na década de 60 e 70 e foi fortemente alavancada na década de 80. Porque antes as pessoas tratavam muito mal umas às outras, mas quando a pessoa saía da empresa e ia para outra, e essa nova era parecida com a anterior, então as pessoas pensavam 'é assim mesmo'. De repente algumas empresas passaram a tratar diferente os seus colaboradores, e essas empresas não só começaram a atrair como reter as melhores pessoas , começaram a crescer acima da média das outras empresas", salientou.

Segundo o gerente executivo do Sincodiv-SE, Willian Lott esse curso veio trazer um pouco mais de conhecimento e orientação para os participantes filiados à entidade. "O país inteiro passa por um período conturbado, de muitas incertezas, e não podemos colocar todos os problemas da empresa nas mãos da crise. Temos que  tomar o rumo de nossas ações, qualificando os colaboradores, influenciando as pessoas para que esses problemas passem ao lado das nossas empresas. É importante termos líderes em nossas equipes, e não chefes com visão antiga e atitude retrógrada. Temos que evoluir para vencer. O Sincodiv-SE espera poder proporcionar para os seus associados outros cursos como esse ainda esse ano e outros mais no ano que vem. Essa é nossa meta. Essa é nossa função", disse.