SINCODIV/SE - Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veîculos do Estado de Sergipe.

NotíciasSaiba tudo que acontece no setor.



Out 05 2015

Pela primeira vez, mulher vai comandar Peugeot no Brasil

  •  Segunda, 05 de Outubro de 2015.

Pela primeira vez desde que iniciou as atividades no país, a Peugeot será comandada por um brasileiro. E mais, por uma mulher: Ana Theresa Borsari assume o cargo de diretora-geral da marca francesa no lugar do chileno Miguel Figari. A executiva tem um desafio para enfrentar: a empresa vem caindo na participação de mercado pelo menos desde desde 2008. No acumulado deste ano está com apenas 1,07%.

Aos 44 anos, Borsari é formada em Direito pela USP e já foi diretora de Marketing na Peugeot no Brasil. Em 2010, foi trabalhar na França na coordenação comercial e chegou a ser diretora-geral da Peugoet-Citroën na Eslovênia, primeira mulher a comandar a marca num país. Agora, vai repetir o feito no Brasil. Acima dela no Brasil, só o presidente da PSA Peugeot Citroën para o Brasil e a América Latina, Carlos Gomes.

A diretora-geral tem um desafio de levantar a participação de mercado da Peugeot. Desde 2008, quando a marca manteve a posição dos últimos três anos, a presença no mercado tem caído. Considerando as vendas de automóveis e veículos comerciais leves, a Peugeot ficou naquele ano na 7ª posição, com 82.665 emplacamentos e 3.09% de participação no mercado.

Nos anos seguintes, o mesmo índice tem caído fechamento após fechamento. Mesmo com o ápice de vendas de 90.326 unidades em 2010, caiu no ranking para 9º lugar e 2,71% de participação. De 2011 a 2013, o percentual sempre teve queda. Em 2014, a Peugeot ficou em com apenas 1,22% do mercado.

O 2008 é a grande aposta da marca para o Brasil, tentando lugar ao Sol no aquecido segmento dos SUV compactos. No entanto, o carro não decola em vendas. De janeiro a setembro deste 2015, a Peugeot ocupa o 13º lugar com 20.056 emplacamentos e 1.07% de participação de mercado. Os números são da Fenabrave. 

"Sempre desejei retornar ao meu país. Por isso a minha satisfação é dupla: volto ao Brasil e à frente da Peugeot. Vou aproveitar minha experiência, entusiasmo e energia para acelerar o reposicionamento da marca no país”, declarou Ana Theresa à imprensa. A Peugeot iniciou as atividades oficialmente no Brasil em 1991.

Fonte: Portal Vrum (Por Thiago Ventura)