SINCODIV/SE - Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veîculos do Estado de Sergipe.

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Set 15 2015

Estudos apontam que a tecnologia é uma aliada no processo de vendas

  •  Terça, 15 de Setembro de 2015.

Inovações no atendimento ao cliente nas vendas de veículos foi o principal destaque da palestra ‘Tecnologia, Transparência e a transformação do varejo automotivo’,  ministrada por Darren Slind e Sérgio Sanchez, da JD Power, durante o primeiro dia do  25º Congresso & ExpoFenabrave, que acontece nesta terça e quarta, 15 e 16, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, localizado na cidade de São Paulo.

Na apresentação,  os conferencistas demonstraram pesquisas realizadas com o público consumidor em que dados apontam a conectividade do cliente à internet na busca por informações sobre modelos e preços no momento da compra ou troca do veículo. “O showroom automotivo está se transformando. Os números sugerem que mais 120 milhões de brasileiros estão online. Além disso, 93% desses brasileiros estão pesquisando sobre o mercado automotivo e um estudo deste ano aponta que 50% dos consumidores do país usam a internet para a compra ativa. E mais, 36% acessam a internet enquanto estão dentro do showroom”, destacou Darren Slind, da JD Power.

Ainda segundo ele, entre os conteúdos mais acessados pelos consumidores estão as informações do modelo, comparação de veículo e preço de veículo.  “A estratégia hoje é ser o mais rápido possível, fazer uso da tecnologia tendo consciência de que ela não é independente, pois no outro lado na conexão digital tem um cliente que tem de ser tratado como se estivesse à sua frente. Assim, temos como exemplo o uso de tabletes em concessionárias canadenses que alcançaram o aumento da satisfação dos clientes”, disse Darren Slind.

Ao listar os cinco tópicos cruciais no processo de vendas para satisfazer o consumidor, Sérgio Sanchez destacou a importância de um atendimento na concessionária e também o pós-venda. “Primeiro, é necessário fazer com que o cliente sinta que é o dono do carro. Em seguida, fazer perguntas, demonstrar conhecimento sobre o automóvel; bem como entregar o veículo no horário e data prometidos; responder a todas as perguntas e entregar sem  problemas são o ‘top five’ do processo de vendas. E não acaba aí. Se inicia o pós-vendas, onde é necessária uma atenção profunda, pois o cliente do pós-venda volta à concessionária para comprar, conforme estudo que aponta que 76% de clientes satisfeitos com o pós-venda retornam à concessionária”, ressaltou.

Toyota

Durante a explanação de Sérgio Sanchez foram exibidos dados  em que a marca Toyata foi considerada a melhor classificada no ranking de satisfação com o processo de vendas  e também em Serviços Pós-Venda na concessionária, recebendo o reconhecimento da JD Power com a entrega de troféu. 

*A jornalista do Sincodiv-SE, Gilmara Costa, viajou a São Paulo a convite da Fenabrave