SINCODIV/SE - Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veîculos do Estado de Sergipe.

NotíciasSaiba tudo que acontece no setor.



Ago 06 2015

Detran/SE lembra Dia Mundial do Pedestre

  •  Quinta, 06 de Agosto de 2015.

 O Dia Mundial do Pedestre é celebrado em 8 de agosto. Para lembrar a data, o Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe – Detran/SE –, por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito – COET – e da Companhia de Policiamento de Trânsito – CPTran –,  realizará na manhã desta sexta-feira, 7, uma blitz educativa. A ação acontecerá às 8h30, na faixa de pedestre próxima ao Palácio Museu Olímpio Campos, situado na Praça Fausto Cardoso, no Centro de Aracaju.

O 8 de agosto é uma data para lembrar a necessidade do respeito ao Código de Trânsito Brasileiro – CTB – e reforçar a importância da adoção de hábitos seguros por parte dos atores que compõem o trânsito, sejam eles pedestres, ciclistas, motociclistas ou condutores. Em todo o mundo, o dia é marcado pelo combate aos acidentes decorrentes de atitudes imprudentes nas vias urbanas e rurais envolvendo pedestres.

De acordo com o art. 69 do CTB, ao atravessar a pista, o pedestre deve utilizar as faixas ou passagens a ele destinadas sempre que estas existirem numa distância de até 50 metros dele. Mas, segundo o comandante da CPTran, major Fábio Machado, a realidade do trânsito ainda revela uma falta de conscientização da sociedade com relação ao assunto.

“Trânsito significa vida. Precisamos mudar o comportamento das pessoas. Muitas vezes, atribuímos a problemática do trânsito só aos condutores, mas os pedestres têm uma grande importância para o cumprimento das normas. Eles devem respeitar toda a sinalização, principalmente as faixas de pedestre. Assim, estarão contribuindo de forma eficaz e direta para a redução da incidência dos acidentes de trânsito”, disse o comandante da CPTran.