SINCODIV/SE - Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veîculos do Estado de Sergipe.

NotíciasSaiba tudo que acontece no setor.



Jul 22 2015

Indústria Automotiva aposta em materiais inovadoras para produzir veículos mais leves e seguros

  •  Quarta, 22 de Julho de 2015.

 O que se espera do mercado automotivo para um futuro próximo? Sabe-se que o consumidor quer veículos cada vez mais seguros, econômicos, menos poluentes e com preço acessível. Por isso, usinas, montadoras e fornecedores de peças estampadas têm buscado soluções criativas e inovadoras para atender a essa expectativa.

Por sua importância e relevância, o tema ganhou destaque na programação da ABM WEEK, promovido pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração - ABM, que será realizado de 17 a 21 de agosto, no Riocentro, no Rio de Janeiro. Com o nome de 'A indústria automotiva como indutora da inovação', especialistas apresentarão um cenário comparativo dos diferentes materiais utilizados no setor. A discussão será iniciada pelo órgão regulador dos crash-tests, seguido de palestras sobre a aplicação de peças estampadas, a produção de alumínio e suas ligas e materiais plásticos para aplicações em veículos.

O destaque é a participação de Debanshu Bhattacharya, diretor de pesquisa de produtos da ArcelorMittal, em Chicago (EUA), um dos maiores especialistas em segurança veicular do mundo. Engenheiro, Ph.D com Pós-Doutorado, detentor de dez patentes e cerca de 80 publicações em periódicos internacionais, D.B. abordará os aspectos multifacetados dos aços AHSS (aços avançados de alta resistência) e seus desafios metalúrgicos.

Também Celso Soares, diretor de Laminados da Alcoa America Latina e Caribe, apresentará os principais processos e tecnologias da picape Ford F-150 / 2015, concebida e manufaturada com 95% de alumínio na carroceria, atingindo uma redução de 320 kg, 15% mais leve que a sua antecessora.

Outros especialistas como Alejandro Furas, diretor técnico da Global NCAP e da Latin NCAPestarão participando do debate que serão comandados por Ricardo Reimer, membro do Conselho Executivo da SAE do Brasil e do Conselho Superior do Sindipeças e Abipeças.

Francisco Coutinho Dornelas, assessor do CEO da ArcelorMittal Aços Plano América do Sul e coordenador do encontro afirma que "a indústria automotiva induz à inovação" salientando que na Europa são investidos 32 bilhões de euros por ano, valor mais expressivo do que aquele investido na poderosa indústria farmacêutica, por exemplo.

A ABM WEEK 2015 será realizada de 17 a 21 de agosto no Riocentro, RJ.

Fonte: Correio Mecânico - Porto Alegre