SINCODIV/SE - Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veîculos do Estado de Sergipe.

NotíciasSaiba tudo que acontece no setor.



Jul 24 2015

Representantes do setor automotivo marcam presença em evento do Sincodiv-SE

  •  Sexta, 24 de Julho de 2015.

 Colaboradores e empresários do setor automotivo do estado marcaram presença na palestra  ‘Passivos Ambientais: Como e por que Evitar Riscos Ambientais em Concessionárias de Veículos’, promovida  pelo Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado de Sergipe  (Sincodiv/SE) na noite do último dia 23.  Ministrada pelo especialista em Meio Ambiente e consultor da Fenabrave/SP, Luiz Henrique Lopes Vilas, a apresentação contou com a abordagem de questões importantes para o desenvolvimento sustentável de acordo com o cumprimento das normas ambientais.

Economia Verde e a destinação correta de resíduos poluidores foram algumas das temáticas enfatizadas pelo palestrante que chamou a atenção para a necessidade de atender a nova ordem ambiental e destacou a importância do debate.  “Esta foi uma iniciativa muito importante do Sincodiv-SE porque esse é um trabalho de formiguinha , bem persistente, que se não conseguir manter essa persistência, com certeza, não  vai adiante, pois é um trabalho de mudança de cultura, de uma nova ordem ambiental que tem de ser criada  dentro das concessionárias, porque até então, a parte ambiental nas concessionárias estava sempre  em segundo e terceiro plano. Mas com as novas questões ambientais e  legislações, novas formas de trabalhar em prol da sustentabilidade, a concessionária têm que começar a cuidar mesmo do meio ambiente, e o Sincodiv-SE está  sendo muito importante nesse trabalho trazendo essas orientações aos seus associados.  Agradeço ao sindicato pela a oportunidade”, disse Luiz Fernando.

Para a presidente do Sincodiv-SE, Cynthia Faria Souto, o evento possibilitou um maior conhecimento sobre as formas de atendimento às novas regras ambientais, bem como proporcionou uma troca de experiências entre as ações já desenvolvidas nas concessionárias sergipanas. “É importante esse tipo de palestra diante da necessidade de cumprimento da legislação ambiental vigente, possibilitando assim o desenvolvimento sustentável, dando continuidade às nossas atividades, preservando o meio ambiente e evitando penalidades. Foi uma forma de ampliar o conhecimento, tirar dúvidas e obter orientações sobre as leis e práticas ambientais”, afirmou.

Para o assistente de Qualidade Genilson Soares Melo e a líder Kaizen e responsável ambiental Roseane Francisca de Jesus Correia, ambos da Toyolex (representante Toyota), a palestra foi bastante proveitosa. “Foi muito boa a demanda de informações a que tivemos acesso, apesar de que a gente já conhece, pois  já  acompanhamos  o trabalho de Luiz Henrique  pela Fenabrave há um bom tempo e somos multiplicadores desse conhecimento”,  afirmou Genilson Soares.

Já Roseane Francisca destacou as atividades já praticadas na empresa. “Somos ISO 14001, pois  a Toyota se preocupa com o meio ambiente, temos o comprometimento de realizar  treinamentos com a equipe de colaboradores para seguir a nossa política ambiental,  ter cuidado com as atividades  poluidores, fazendo ouso de caixa de separação com muito zelo. Nos treinamentos abordamos tanto a relação com o meio ambiente e seus impactos, como também a questão dos EPI’s, e a palestra com o Luiz Henrique veio para acrescentar, tirar dúvidas”, declarou.