SINCODIV/SE - Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veîculos do Estado de Sergipe.

NotíciasSaiba tudo que acontece no setor.



Jun 19 2015

Sincodiv-Se apresentará nova proposta à convenção coletiva

  •  Sexta, 19 de Junho de 2015.

 No próximo dia 22, o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Sergipe (Sincodiv-Se) se reúne com o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio para mais uma  rodada de negociação para o fechamento da convenção coletiva da categoria. No último dia 17, titulares do Sincodiv-Se analisaram as propostas da entidade laboral e discutiram um novo texto de apresentação à categoria, no qual foram reavaliadas questões relativas ao pagamento do piso e reajustes salariais. Ainda foi debatida a proposta do retorno do banco de horas aos colaboradores das concessionárias, tendo em vista os benefícios para a categoria que possui uma dinâmica diferenciada das demais.

“Estamos buscando trazer de volta o banco de horas que sempre foi um aliado aos trabalhadores do setor automotivo. Nós prezamos pelo respeito a esses funcionários, pois eles são mão de obra valiosa em nossa categoria, pois são funcionários diferenciados. A falta do banco de horas hoje retira a maleabilidade de horários que um dia foi muito benéfico a todos. Em situações em que o funcionário precisava dar atenção à família ou se precisasse se ausentar em determinado dia ou horário, sempre houve um ótimo entendimento entre patrão e empregado nesse sentido, com respeito e colaboração de ambas as partes”, disse a presidente do Sincodiv-Se, Cynthia Faria Souto.


De acordo com a legislação trabalhista, o banco de horas é uma possibilidade admissível de compensação de horas extras, vigente a partir da Lei 9.601/1998, possibilitando à empresa adequar a jornada de trabalho dos empregados às suas necessidades de produção e demanda de serviços. Assim, diante da natureza da atividade de vendedores em concessionárias, a compensação é uma alternativa benéfica para o atendimento dos direitos trabalhistas da categoria.

"A expectativa do Sincodiv-Se, é de que no próximo encontro, seja possível um entendimento com a entidade laboral para a aprovação da convenção coletiva 2015/2016, até porque na proposta patronal está se oferecendo a liberação do trabalho dos empregados em feriados, em contrapartida se deseja o banco de horas", disse o gerente executivo do Sincodiv-SE, Willian Lott.