SINCODIV/SE - Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veîculos do Estado de Sergipe.

NotíciasSaiba tudo que acontece no setor.



Mai 26 2015

Entra em vigor lei que obriga a loja a dar ficha completa do veículo

  •  Terça, 26 de Maio de 2015.

 Entrou em vigor na segunda-feira (25) a Lei 13.111, que estabelece novas regras para a venda de veículos novos e usados no Brasil. As concessionárias são obrigadas a dar a "ficha completa" do modelo, incluindo casos de furto, multas, impostos devidos, financiamento e qualquer outro registro que impeça o novo comprador de circular com o veículo.

Além disso, o contrato deverá informar o valor dos impostos incidentes sobre o produto, o que permitirá saber quanto custa um carro sem os tributos, seja ele novo ou usado.

A lei sancionada pela presidente Dilma Rousseff é válida para todos os empresários que vendem veículos automotores (carros, motos, ônibus, caminhões, etc). Se o negócio for feito entre pessoas físicas, não há obrigação de apresentar o histórico.

A empresa também fica obrigada a arcar com todos os custos de tributos, taxas e multas existentes sobre o veículo até o momento da aquisição. Caso o veículo seja descoberto como produto de roubo posteriormente, o comerciante fica obrigado a restituir o comprador no valor integral pago.

Fiscalização

O Procon de Porto Alegre já notificou 10 revendas que não cumpriam as novas regras na segunda-feira. Outras três foram autuadas por falta de precificação nos automóveis colocados à venda. Em Santarém, no oeste do Pará, o Procon realizou na última semana uma campanha para esclarecer a lei aos empresários.

Fonte: AutoEsporte